homepage
  novidades
  banco de imagens
  provas de autor
  livros publicados
  produção de publicações
  percurso
  contactos
  links
Colecção A Terra Portuguesa
Edições de autor
Círculo de Leitores / Gradiva
Edições Inapa
Editorial Caminho
Região de Turismo de Setúbal
Outras edições
Livros publicados Colecção "A Terra Portuguesa" ®

Beira Litoral - Aveiro e Coimbra
Dois grandes rios atravessam esta região: O Mondego, que nascendo no coração da Beira Alta, na Serra da Estrela, passa remançoso por Coimbra e Montemor-o-Velho e vem desaguar na Figueira da Foz, e o Vouga, que da Serra da Lapa desce para as planuras da cidade anfíbia de Aveiro, dando origem a essa vasta formação lagunar, fluvial e marítima, que é a Ria.
O que mais distingue (ou distinguiu) a Beira Litoral de todas as outras regiões de Portugal, é precisamente a Ria de Aveiro e a faina da pesca da Xávega que, praticada ao longo da orla marítima, deu sustento durante séculos, a uma boa parte da população costeira e das regiões rurais próximas.
Como diz José Manuel Fernandes, "Poucos pedaços da terra portuguesa terão resultado de uma associação tão íntima entre o homem e a natureza, terão necessitado de uma tão profunda simbiose para serem constituídos. Até porque este é o pedaço mais novo de Portugal… São terrenos agrícolas construídos com anos e anos de esforços, à custa de muitas idas e vindas nos barcos moliceiros, de cuidados infinitos a misturar o moliço com a areia, a construir um solo que não existia. A alegre e verdejante ria não foi uma epopeia mais fácil do que a dos socalcos do Douro."

Editor: Maurício Abreu Lda
Produção e fotografias: Maurício Abreu
Texto: Álvaro Salema, José Manuel Fernandes
Miguel de Unamuno, Ramalho Ortigão, Raul Brandão
Design: Flukstudio
Versão inglesa de Peter Ingham
ISBN: 978-972-95897-8-2
Formato: 22 x 16 cm; 120 páginas
116 fotografias a cores
  encomendas