homepage
  novidades
  banco de imagens
  provas de autor
  livros publicados
  produção de publicações
  percurso
  contactos
  links
Colecção A Terra Portuguesa
Edições de autor
Círculo de Leitores / Gradiva
Edições Inapa
Editorial Caminho
Região de Turismo de Setúbal
Outras edições
Livros publicados Edições Inapa

Retratos do Fim do Século
"Este projecto fotográfico começou a ser desenvolvido em 1997. Uma das motivações de trabalho foi a produção de um fresco da sociedade de Setúbal neste fim do século XX.
Foram três anos de dúvidas, de encontros, de prazeres, de trabalho. Depois de um período inicial de procura de uma linha, de hesitações, de experiências, optei por um caminho de simplicidade, sem artificialismos, de confronto visual com o retratado. Adoptei a postura de um fotógrafo ambulante de feira, que estende um pano e fotografa os passantes.
Montei os panos num armazém de peixe, na lota, nos estaleiros da Lisnave na Mitrena, no estabelecimento prisional de Setúbal, no matadouro, em garagens, no meu atelier. Cerca de trezentas pessoas foram fotografadas. Muitas ficaram por fotografar.
Praticamente todas as pessoas convidadas aceitaram o convite e o desafio de aparecerem despojadas à minha frente. A fotografia, a troco de um bocadinho de eternidade , tem destas coisas.
Vários mundos passaram em frente aos meus panos de feira. Pescadores, empresários, mágicos, poetas, reclusos, soldadores, padres, arrumadores de automóveis, vendedores de hortaliça, directores de empresas, artistas de variedades.
Foi um percurso enriquecedor do ponto de vista humano. Ouvi cantar o fado no meu atelier, assisti a danças ciganas, li poemas com poetas, escutei o relato de vidas passadas no mar, partilhei prazeres e desgostos. Particularmente marcantes foram as três noites passadas num armazém de peixe na lota de Setúbal, em que das quatro às oito da manhã desfilaram à minha frente pessoas transidas de frio (era Janeiro) mas que mesmo assim tinham paciência para me aturar.
De tudo isto não vai ficar relato escrito. E tenho pena. Mas sou um fotógrafo de feira. E a fotografia mais não faz do que fixar um pequeno instante de vida. Espero, no entanto, que os pequenos instantes que fixei, permitam penetrar um pouco nos diferentes mundos por onde viajei."

Maurício Abreu
Do texto de introdução

Editor: Edições Inapa S.A.
Autor do projecto e produção do livro: Maurício Abreu
Fotografias de Maurício Abreu
Prefácio de António Barreto
Design de Vasco Ferreira
Realização gráfica de Eduardo Cardoso, Litografia Tejo, Lda.
ISBN: 972-8387-67-9
Formato: 25 x 32,5 cm; 152 páginas
135 fotografias a preto-e-branco, impressas a três tons e verniz localizado nas fotografias.
  encomendas