Antologia de textos literários sobre as Beiras.
"Quantos poemas líricos recolhi nestas páginas, enamorados do Mondego e do Choupal, do Penedo da Saudade e das evocações dos amores de Inês e dos milagres de Isabel!
Quantos prosadores e memorialistas traçando, com o donaire da pena, as capas negras da tradição estudantil, alardeando a gravidade e a graça da cidade doutora!
Quantos outros, também poetas, também prosadores, vemos aqui seguir o curso sinuoso do Vouga, a multiplicar-se em veias de azul líquido, mal chegado à liberdade da foz, que Aveiro avista com a doçura da sua luz, a alvura das suas pirâmides de sal e o odor acre e fecundo do moliço.
Paisagem variada e sempre atraente, a destas três Beiras, coloridas e ensombradas, crestadas de cal e grises de granito rude, conforme deambulamos dos litorais festivos e palreiros aos interiores bisonhos e melancólicos, pelas margens do Zêzere, do Dão e do Lis, entre pomares e vinhedos.
...Todas estas paisagens, na sua natureza e humanidade, vivem retratadas neste livro, pela inspiração da maioria dos melhores escritores portugueses, em textos seleccionados com respeito e admiração crítica."
António Manuel Couto Viana
Editor: Edições Inapa S.A.
Selecção de textos de António Manuel Couto Viana
Fotografias de Maurício Abreu
Design de José Teófilo Duarte
ISBN: 972-9019-43-6
Formato: 25 x 32 cm; 184 páginas
185 fotografias a cores